sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Semana Global do Empreendedorismo tem abertura nesta quinta-feira - Evento, que ocorre entre 15 e 21 de novembro, promove a cultura empreendedora e acontece simultaneamente em todo o Brasil e em mais 102 países

Semana Global do Empreendedorismo tem abertura nesta quinta-feira

Evento, que ocorre entre 15 e 21 de novembro, promove a cultura empreendedora e acontece simultaneamente em todo o Brasil e em mais 102 países

Por Andressa Trindade

Abertura da Semana Global de Empreendedorismo 2009, no Mube, em São Paulo
A abertura nacional da Semana Global de Empreendedorismo, evento mundial que promove e incentiva a cultura empreendedora, acontece nesta quinta-feira (11/11), das 10h às 13h, no Rio de Janeiro. O local escolhido para a estreia do evento foi a favela de Vigário Geral, onde empreendedores participarão de debates conduzidos por empresários como Pedro Passos, da Natura, e Alan James, da Biruta. “Nós queremos mostrar que dá para ter alto impacto nas comunidades”, afirma Ludmilla Figueiredo, coordenadora da Semana Global, organizada no Brasil pela Endeavor e co-realizada pela Ernst & Young Terco.

O movimento existe em escala mundial desde 2008 e, neste ano, ocorre simultaneamente em 102 países e no Brasil inteiro. Entre 15 e 21 de novembro, o evento buscará, com cursos, palestras, feiras, dinâmicas e competições, consolidar o trabalho realizado nos dois anos anteriores e continuar com esse ciclo de crescimento. “Agora que o conhecimento sobre empreendedorismo está bem consolidado, nossa função é continuar o trabalho, mostrando o ‘como fazer’. Nossa meta é o desenvolvimento de ideias para este ano e para o próximo”, diz Ludmilla.

Desde a primeira realização da Semana Global, o Brasil tem destaque e presença marcante na iniciativa: em 2008, dentre os 3 milhões de participantes, de 78 países, 1,4 milhões eram brasileiros. No ano passado, foram 90 países e 7,6 milhões de pessoas – e 5 milhões representantes do país. “O brasileiro é empreendedor por si só, ele sabe se virar. É criativo, tem atitude e muita garra”, observa Ludmilla. Em 2010 a meta da Endeavor é cadastrar 1.500 eventos e mobilizar 5 milhões de pessoas.

A programação da Semana Global de Empreendedorismo está disponível no site oficial do evento: www.semanaglobal.org.br. As atividades podem ser sugeridas por quem tiver interesse em participar e ser parceiro do movimento – basta cadastrar a sugestão no próprio site. Fundação Getulio Vargas, Insper, Sebrae-RJ e The Hub são instituições que já confirmaram eventos ligados à Semana Global.

Algumas ações que foram criadas pela norte-americana Fundação Kauffman, idealizadora mundial da Semana, junto com outros organizadores, são recomendadas a todos os países participantes. Dentre elas estão o Startup Weekend, um final de semana dedicado ao desenvolvimento de ideias de negócios e criação de protótipos; a Speed Networking the Globe, com debates para a proliferação de ideias e networking; e a Imagine, iniciativa que treina o olhar e utiliza objetos do dia a dia para gerar ideias e negócios rentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário