segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Brasil: Uma potência no vôlei Mundial.

Brasil: Uma potência no vôlei Mundial.

No último dia 14, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei amargou uma dura derrota na grande final do Campeonato Mundial para a indigesta seleção Russa. Acaso ou destino, a quatro anos atrás nossa seleção perdeu a também final do Campeonato Mundial, em território japonês, para a seleção Russa que é atual bi-campeã do torneio.

Até a grande decisão, o Brasil fez um irretocável campeonato, haja vista que eliminou as anfitriãs japonesas e massacrou as nossas arqui-rivais Cubanas. Já na final, composta pelas duas seleções invictas, novamente como em 2006, o Brasil “caiu” no tie-break para a fortíssima seleção Russa comandada pela jogadora Katerina Gamova, responsável por 35 pontos da seleção russa. Com mais essa derrota a Seleção Brasileira possui três vice-campeonatos mundiais, finais estas realizadas contra Cuba em 1994 e Rússia em 2006 e 2010. A Seleção Feminina de Vôlei já demonstrou no cenário mundial que é sim capaz de se tornar a melhor do mundo. Todavia, não por carência de qualidade técnica das jogadoras, e sim por falta de sorte nos momentos decisivos somado a uma pressão psicológica que atrapalha as nossas jogadoras nos momentos cruciais da partida, esse sonho de conquistar o título inédito novamente foi adiado.

Por sua vez, a Seleção Masculina de Vôlei tornou-se no mês passado Tri-Campeão Mundial após derrotar a seleção Cubana por três sets a zero numa tranquila partida. Vale lembrar que ambos os levantadores do Brasil estavam com problemas musculares para a decisão. Bruninho mesmo machucado jogou a decisão e Marlon não jogou a primeira fase do campeonato pois estava aos cuidados do departamento médico. (Isso sem falar que o ótimo levantor Ricardinho não faz parte do grupo da seleção devido a problemas internos).

Não devemos deixar de exaltar um dos principais responsáveis por mais um título dessa imbatível seleção: o técnico Bernardinho. Sob o seu comando, desde 2001, a seleção ganhou 26 títulos, tendo como maior relevância o tri-campeonato mundial e a expressiva marca de 313 vitórias em 349 disputadas.

Paremos um instante para refletirmos sobre uma utópica situação em relação ao Vôlei.

Imaginemos que os jogos de Vôlei fossem transmitidos pelo menos uma vez por semana em horário nobre; que os torcedores comprassem as camisas, produtos e frequentassem regularmente os jogos dos seus times; que 1/3 dos programas esportivos fossem direcionados a este esporte; que uma pequena parcela dos patrocinadores do futebol migrassem para o vôlei; que as crianças tivessem mais incentivos das prefeituras, instituições, clubes para a prática do vôlei. Mesmo não tendo referidos esforços direcionados ao vôlei, já somos essa potência; se porventura essa improvável situação ocorresse, seríamos, sem sombra de dúvidas, conhecidos como o país do Futebol e do Voleibol.

Informações para a imprensa:


Fábio Miguel Lara é advogado do escritório Pereira, Camargo & Lara – Advogados Associados, pós graduado em Direito do Trabalho e atuante nas áreas de Direito Empresarial, Cível e Trabalhista.

www.pclassociados.com.br
e-mail: fabiomiguellara@yahoo.com.br / fabio@pclassociados.com.br
Tel.: (19) 3383-3279

Nenhum comentário:

Postar um comentário