quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sobe para 442 número de mortos por surto de cólera no Haiti Doença foi detectada em cinco dos dez departamentos do país; casos já chegam a 6.742

Sobe para 442 número de mortos por surto de cólera no Haiti
Doença foi detectada em cinco dos dez departamentos do país; casos já chegam a 6.742
03 de novembro de 2010 | 15h 17

Agência Estado e Efe

O número de mortos por uma epidemia de cólera no Haiti subiu para 442 nesta quarta-feira, 3, com 105 novas mortes confirmadas desde o último sábado. Houve um salto de mais de 40% de novos casos, de acordo com funcionários locais do governo.

Ramon Espinosa/AP
Garotas retornam com água para suas barracas em acampamento improvisado de Porto Príncipe


As autoridades de saúde do Haiti informaram que mais 1.978 pessoas foram hospitalizadas. Com isso, subiu para 6.742 o número de casos de cólera no país.

A doença, que inicialmente foi localizada nos departamentos de Artibonite e Plateau Central, já afeta outros três: Oeste, Noroeste e Norte.

A diretora de saúde familiar do Ministério da Saúde Pública, Jocelyne Pierre Louis, anunciou que equipes de epidemiologistas se deslocaram para várias regiões do país com o objetivo de agilizar os testes de verificação da doença.

Apesar de terem sido contabilizados como cólera, um número não especificado de casos não foi confirmado com os exames científicos necessários, por isso as equipes se encarregarão de supervisionar o maior número possível de testes.

A responsável do Ministério da Saúde Pública não quis se pronunciar sobre as pesquisas em relação a origem do surto e se limitou a assinalar que seu departamento não está envolvido nestas indagações.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) destacou "a dificuldade, inclusive a impossibilidade" de descobrir como a doença chegou ao país, mas ficou comprovado que a cepa causadora da epidemia é igual a uma encontrada na Ásia meridional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário