quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Muricy Ramalho, o rei dos pontos corridos

No último domingo, o Fluminense, merecidamente, sagrou-se bi-campeão brasileiro após derrotar o já rebaixado Guarani, pelo apertado placar de um a zero, no lotado estádio do Engenhão.

O tricolor carioca possui em seu elenco jogadores consagrados com Fred, Emerson (autor do gol do título), Deco e, o melhor jogador do campeonato brasileiro: o argentino Dario Conca. É verdade que o tricolor das laranjeiras não desponta como um super time, imbatível, possuindo inclusive jogadores razoáveis. Entretanto, além do craques já citados, o Fluminense é um time compacto, forte na marcação, possuidor da melhor defesa do campeonato e dificilmente foi derrotado neste Brasileirão (ao lado do Botafogo foi o time que menos perdeu). Qualidades estas que, todo torcedor gostaria de ver no clube do seu coração, foram armadas nada menos que pelo técnico Muricy Ramalho.

O paulistano Muricy Ramalho, apesar de ser palmeirense quando criança, atingiu o sucesso como jogador no rival São Paulo Futebol Clube. Possuidor de um refinado futebol, atuou como meia e ponta de lança jogando ao lado de Pedro Rocha e Chicão. Ironicamente o pupilo de Telê Santana, este contra jogador de cabelo comprido, usava longos cabelos, sendo, inclusive, afastado pelo técnico Poy por não cortá-los. Como jogador, Muricy teve seu auge ao ser campeão Paulista em 1975 e Brasileiro em 1977 pelo São Paulo. Teve sua carreira interrompida aos 30 anos devido a uma série de contusões.

Após o término de sua carreira como jogador, Muricy tornou-se auxiliar técnico do saudoso Telê Santana no São Paulo, onde assumidamente aprendeu quase tudo que sabe com o mestre Telê. Como técnico, Muricy atuou por diversos clubes sendo vitorioso em quase todos por onde passou: foi bi-campeão pernambucano com o Náutico; campeão paulista em 2004 com o modesto São Caetano, campeão Gaúcho pelo Internacional.

É notório que Muricy Ramalho atingiu o topo como treinador através do campeonato brasileiro por pontos corridos. Nos últimos dez anos, Muricy sagrou-se tri-campeão brasileiro pelo São Paulo nos anos de 2006, 2007 e 2008. Em 2005 bateu na trave, sendo vice campeão brasileiro pelo Internacional. Graças ao título brasileiro conquistado pelo Fluminense neste brasileirão, Muricy tornou-se o único tetra campeão brasileiro como técnico, um tabú que dificilmente será batido, ou até mesmo alcançado.

É importante lembramos que após a desclassificação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o já técnico do Fluminense, Muricy Ramalho, recebeu o convite para dirigir a Seleção, sonho de todo técnico. Muricy surpreendeu a todos e recusou o convite com a justificativa de ser no momento funcionário do Fluminense, e desta forma, ter compromissos e deveres com o seu atual clube, que não o liberou. Postura essa extremamente corajosa, digna de um homem com caráter, ombridade, que, obviamente, desagradou a comissão técnica brasileira.



Hoje Muricy Ramalho não é o técnico da Seleção Brasileira e dificilmente será no Mundial de 2014 aqui no Brasil. Mas, devido a sua honrada postura de “recusar um convite irrecusável”por respeito a "palavra," mostrou-se digno de ser muito respeitado por todos os brasileiros, recebendo como presente o título de campeão brasileiro de 2010 e ser novamente o mais cobiçado técnico do Brasil.

Parabéns ao Fluminense, parabéns Muricy!



Informações para a imprensa:

Fábio Miguel Lara é advogado do escritório Pereira, Camargo & Lara – Advogados Associados, pós graduado em Direito do Trabalho e atuante nas áreas de Direito Empresarial, Cível e Trabalhista.

www.pclassociados.com.br
e-mail: fabiomiguellara@yahoo.com.br / fabio@pclassociados.com.br
Tel.: (19) 3383-3279

Um comentário: