terça-feira, 26 de outubro de 2010

Raio X do Brasileirão 2010

Raio X do Brasileirão 2010


Faltando sete rodadas para sabermos quem levará o título de Campeão Brasileiro de 2010, a cada jogo realizado o campeonato torna-se mais disputado, eletrizante, além de estar totalmente indefinido. A diferença entre os líderes do campeonato, Fluminense e Cruzeiro (possuem razoávies 58,1% de aproveitamento), em relação ao oitavo colocado Grêmio é de apenas sete pontos. Apesar de não termos os principais craques” mundiais, o futebol mais rico e organizado, não há dúvidas que temos o torneio mais difícil do mundo. Até o presente momento, dezoito times nacionais tiveram o privilégio de erguer a taça de Campeão Brasileiro.
Na última rodada, o vice líder Cruzeiro jogou contra o seu arqui-rival Atlético Mineiro. Juntos demonstraram um verdadeiro espetáculo futebolístico, sendo que o Galo mineiro venceu a partida pelo apertado placar de 4 à 3. Com a derrota, o Cruzeiro perdeu a liderança para o Fluminense, que alcançou o mesmo número de pontos, porém assumiu a ponta da tabela por ter mais saldo de gols. Por sua vez, com Dorival Júnior no comando o Atlético terminou a rodada fora da zona do rebaixamento. Com o novo astral demonstrado pelo time, tendo a disposição jogadores experientes como Diego Souza, Ricardinho, Obina (marcou três gols contra o Cruzeiro) dentre outros, acredito que dificilmente o Atlético Mineiro será rebaixado.
O Fluminense jogou na Arena da baixada contra o sempre forte em seu campo Atlético Paranaense e arrancou um suado empate que lhe garantiu a liderança provisória do Campeonato.
Vasco e Flamengo realizaram o "Clássico dos milhões" e ficaram no empate por 1x1. O Vasco está na 12ª colocação seguido pelo Flamengo em 13º.
O Tricolor do Morumbi foi até Fortaleza e perdeu para o envolvente time do Ceará, possuidor da melhor defesa do campeonato e que realizou uma belíssima partida. O São Paulo reclamou do horário da partida, haja vista que o jogo foi realizado às 16 horas, três da tarde se levarmos em consideração o horário de verão. Não é justificativa para a derrota, pois o Ceará foi muito superior ao time paulista. Contudo, é humanamente impossível jogar futebol nesse horário na cidade de Fortaleza. Com a derrota o São Paulo possui pouquíssimas chances de ser campeão e ainda tem um remoto sonho de chegar a Libertadores da América.
O Grêmio Prudente colocou “àgua no chopp” do aniversariante Rei Pelé e do Santos. Mesmo com a festa pronta, o lanterna do campeonato venceu o time da Vila pelo placar de 4x3 na Vila Belmiro. Destaque para mais um penalti desperdiçado pelo craque Neymar, que utilizava a camiseta de número 70 em homenagem ao aniversário de Pelé. O Santos, já classificado para a Libertadores da América, ainda tem chance de ser campeão, apesar de ser muito complicado.
Grêmio e Inter ficaram no empate por 2x2. O Inter, que na verdade já está mais preocupado com o Mundial Interclubes, freou a recuperação Gremista comandada pelo técnico Renato Gaúcho. As esperanças de retornar à Libertadores da América ainda estão vivas nos arredores do estádio Olímpico.
O Guarani recebeu o Atlético Goianiense no Brinco de Ouro e perdeu pelo apertado placar de 1x0. Com a derrota, o Bugre caiu para a décima quinta posição e sofre riscos de rebaixamento. Apesar do risco, o time sabe que depende apenas de sua força para pernanecer na primeira divisão. Além disso, o time de Campinas demonstrou durante quase todo o campeonato uma regularidade e um bom futebol, fatores estes determinantes para o time não ser rebaixado.
Na estréia do técnico Tite e do retorno de Ronaldo, o Corinthians encerrou o jejum de vitórias e venceu o rival Palmeiras pelo placar de 1x0 (gol de Bruno César). Com a vitória e beneficiado pela rodada, o Timão está na terceira posição, um ponto apenas atrás do líderes. Devido a vitória, o Corinthians praticamente garantiu a sua vaga na Libertadores e volta de vez pela briga ao título. Tite no comando, o retorno do fenômeno e pela famosa força corintiana na retal final, o Corinthians, ao meu ver, é um sério candidato ao título nacional. Por outro lado, com a derrota o Palmeiras está praticamente fora da luta pelo título, mas ainda briga por uma vaga na Libertadores, seja no Brasileirão ou pelo Torneio Sulamericano.
Em síntese, três clubes brigam diretamente pelo título: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. Correm por fora Santos, Internacional e Botafogo. Além disso Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Ceará ainda possuem chances matemáticas de serem campeões. Como bons admiradores do fubebol, esperamos que essa indefinição siga até a última rodada.


Informações para a Imprensa:

Fábio Miguel Lara é advogado do escritório Pereira, Camargo & Lara – Advogados Associados, pós graduado em Direito do Trabalho e atuante nas áreas de Direito Empresarial, Cível e Trabalhista.
www.pclassociados.com.br
tel:(19)3383-3279
e-mail: fabiomiguellara@yahoo.com.br
fabio@pclassociados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário