quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bullying: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulga cartilha sobre o tema

NOTÍCIA

Bullying: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulga cartilha sobre o tema
21/10/2010

Na tarde da quarta-feira (20/10), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou uma cartilha onde busca identificar, a fim de prevenir e combater, o fenômeno de violência que é denominado Bullying.
 
Conforme definição do CNJ, o bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no
âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.
 
O texto da cartilha, de autoria da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, destina-se a professores, profissionais de escola, pais e alunos, pessoas diretamente envolvidas no dia-a-dia com esse que vem sendo considerado um fenômeno de violência social. O material faz parte da campanha do projeto Justiça na Escola, promovido pelo CNJ, com o objetivo de aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.
 
Conforme a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, as formas de bullying são:
• Verbal (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”)
• Física e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima)
• Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar)
• Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar)
• Virtual ou Ciberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet etc.)

Clique aqui para acessar a íntegra da cartilha do CNJ sobre o bullying.
Notadez

http://www.notadez.com.br/content/noticias.asp?id=110365

Nenhum comentário:

Postar um comentário