quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Possíveis causas para a atual crise do São Paulo Futebol Clube

O São Paulo Futebol Clube nitidamente vive um conturbado momento, fora e dentro de campo, haja vista que possui apenas 19 pontos em 17 jogos disputados; é o décimo quinto colocado do Campeonato Brasileiro e faz a pior campanha de sua história nos pontos corridos.

Passamos agora a analisar as possíveis causas para essa pífia campanha e esse “clima quente” que se encontra nos arredores do Morumbi.

Técnico inexperiente: Ricardo Gomes, que atualmente já não mais comanda do tricolor paulista, é um técnico inexperiente que ficou marcado por não classificar a Seleção Brasileira no pré-olímpico para as Olimpíadas de 2004 em Athenas. Vale lembrar que aquela seleção era composta por nada menos que Robinho, Nilmar, Maicon e Elano.

Além disso, para grandes clubes como Corinthians, Palmeiras e São Paulo é necessário um técnico de “pulso forte” experiente, determinado, qualidades que não compõem o perfil do antigo técnico do São Paulo.

Elenco quantitativo e não qualitativo:No ano de 2010 várias contratações foram realizadas, totalizando 13 incluindo a do lateral Ilsinho oficializada ontem. Deste elevado número de jogadores, Marcelinho Paraíba, Cicinho, André Luis e Léo Lima não agradaram o clube e já foram embora. Fernandinho, Xandão, Marcelinho Paraíba e Fernandão e Cleber Santana ainda estão em dívida com a torcida. Boas contratações demonstradas até o momento foram o retorno do zagueiro Alex Silva, a troca de Rodrigo Souto por Arouca (que por sinal está jogando muito bem no time do Santos) e Ricardo Oliveira que nas poucas partidas jogadas demonstrou não ter perdido a intimidade com a bola.

Empréstimo de bons jogadores: Para um clube que tem a intenção de brigar pelo Campeonato Brasileiro concomitantemente à Liberdadores da América é essencial ter um elenco forte, com peças de reposição de qualidade. Bons jogadores como Mazola e Jean foram emprestados ao Guarani, diga-se de passagem estão jogando muito bem no bugre. Além de Roger e Henrique que são bons jogadores e estão emprestados para outros clubes.

Não utilização de jogadores da base: O São Paulo culturalmente é conhecido por ser um clube que revela muitos e bons jogadores. Todavia, nos últimos quatro anos as únicas revelações consideráveis foram a do zagueiro Breno e do meia Hernanes. Fator que pode explicar uma das causas para essa situação é a localização dos Centros de Treinamentos. Os jogadores do time principal do São Paulo treinam no CT da Barra Funda. Por sua vez, o time base e juvenil do clube treinam no CT de Cotia. A “menina dos olhos” (CT de Cotia) do presidente Juvenal Juvêncio, fundado em 2005, até o momento é um verdadeiro fiasco. Ora, nada melhor para um técnico do que poder assistir diariamente o treino de possíveis revelações que estão ao seu lado. Vamos além, com toda certeza um garoto de 17 anos treinará com mais ênfase e vontade se estiver próximo do seu ídolo, além de saber que se jogar um bom futebol poderá ser relacionado para o elenco principal. Essa história de o São Paulo ser o time que mais revela jogadores do Brasil tornou-se um cristalina inverdade. Méritos ao Santos Futebol Clube, berço das atuais revelações como Ganso, Neymar, André e Cia.

Dispensa de jogadores que estão bem em seus atuais clubes: O Atacante Washington pode ser considerado “caneludo”, não ter intimidade com a bola, entretanto sabe muito bem fazer a sua obrigação: gols, e muitos. Mesmo sendo reserva boa parte do tempo em que jogou no Morumbi ele ainda é o artilheiro do clube nesse ano de 2010. Vale lembrar que ele está muito bem no time do Fluminense, líder do Campeonato Brasileiro. O volante Arouca não conseguiu encontrar o seu futebol no time da capital, sendo quase sempre reserva. Ao descer a serra e virar jogador do Santos Futebol Clube tornou-se titular absoluto e peça fundamental para o time de Dorival Júnior.

Queda de rendimento de importantes jogadores: Miranda, Dagoberto e Jorge Wagner são, sem sombra de dúvidas, bons jogadores e essenciais para a manutenção e estrutura do time do São Paulo. Contudo neste ano de 2010 não conseguiram render o que poderiam.

Priorização da Libertadores ao Brasileiro: Coloco-me contra esta posição de “poupar” jogadores. (obviamente que se for para um jogo chave, o rodízio deverá ser feito) Nos últimos cinco anos o tricolor paulista, com essa postura de priorizar o torneio Sul Americano, foi eliminado nos últimos cinco anos por times brasileiros. Prova esta que se os jogadores não fossem poupados em determinados momentos, nada teria mudado.

Brigas internas na Diretoria. Juvenal Juvêncio é presidente do São Paulo desde 2006. De uns tempos para cá brigas internas são frequentemente publicadas, como a demissão


por telefone de um profissional que tinha muito tempo de casa e que revolucionou a medicina desportiva do clube com o REFFIS, brigas sobre a demissão do então técnico Ricardo Gomes e brigas públicas com a CBF. Para alguns, como disse meu amigo Ricardo Zanirato, essa postura onipotente e continuísta de Juvenal Juvêncio ao lado de Leco e Marco Aurélio Cunha pode ser um dos motivos dessa crise interna.

O São Paulo é um grande clube do futebol brasileiro, detentor de seis títulos nacionais, três libertadores/mundiais e possuidor da terceira maior torcida do Brasil. Entretanto, cabe à diretoria, elenco e demais integrantes do clube, “colocar os pés no chão” e analisar a atual situação: Contratar um técnico experiente, reformular a diretoria, reavaliar o seu planejamento e principalmente brigar para escapar da vergonhosa colocação que se encontra, ou seja, muito próxima a zona do rebaixamento.

Informações para a Imprensa:

Fábio Miguel Lara é advogado do escritório Pereira, Camargo & Lara – Advogados Associados, pós graduado em Direito do Trabalho e atuante nas áreas de Direito Empresarial, Cível e Trabalhista.

www.pclassociados.com.br
tel:(19)3383-3279
e-mail: fabiomiguellara@yahoo.com.br
fabio@pclassociados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário